Preservação do Cerrado e Rio+20 terão discussão na CMA

Da Redação | 28/02/2012, 16h09

A ocupação do cerrado brasileiro será tema de discussão em audiência pública a ser promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Requerimento do presidente da comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), foi aprovado em reunião nesta terça-feira (28).

O objetivo, disse Rollemberg, é buscar informações que subsidiem a elaboração de projeto de lei de proteção ambiental do bioma cerrado. Serão convidados para a audiência representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrado e secretários de Meio Ambiente dos estados de abrangência do bioma.

Rollemberg também sugeriu que participem do debate o Superintendente executivo da Fundação Pró-Natureza (Funatura), Cesar Victor do Espírito Santo; a procuradora do Paraná, Márcia Dieguez Leuzinger; os pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante e Roberto Cavalcanti; o presidente da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata), Donizete Tokarski; e produtores rurais com experiência de uso sustentável do cerrado.

Rio+20

Na mesma reunião desta terça-feira, a CMA aprovou requerimento, também de Rollemberg, para realização de audiência pública com o secretário geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o embaixador Sha Zukang, que está em visita ao Brasil. O secretário falará aos senadores sobre os preparativos e ações desenvolvidas para a realização da Conferência Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho deste ano, no Rio de Janeiro.

A data do debate com Sha Zukang ainda será agendada pela comissão.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: