Mozarildo protesta contra tratamento que Venezuela dá a turistas de Roraima e Amazonas

Da Redação | 03/02/2012, 14h17


Membro do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) protestou contra o tratamento que a Venezuela vem dando aos brasileiros que visitam o país saindo dos estados fronteiriços de Roraima e Amazonas. Em discurso feito nesta sexta-feira (3), ele afirmou que há denúncias de extorsão e maus-tratos.

Segundo Mozarildo, "existe todo tipo de óbice, seja de quem vai a turismo ou para fazer compras, e as reclamações se acumulam de maneira fabulosa". A insegurança jurídica, argumenta, se tornou um grande problema para quem vai àquele país.

O senador se encontrou recentemente com um embaixador da Venezuela, a quem relatou as denúncias. O embaixador teria lhe dito que não são as autoridades federais venezuelanas que causam tais problemas, mas sim as autoridades estaduais daquele país.

- Ora, mas quem entra na Venezuela vindo do Amazonas ou de Roraima não quer saber se a autoridade que o aborda é federal ou estadual - frisou.

Mozarildo lembrou que a Venezuela aguarda a aprovação do Paraguai para fazer parte do Mercosul - e ressaltou que ele próprio está entre os defensores da inclusão do país, mesmo tendo algumas ressalvas. O senador afirmou que a Venezuela "tem de mostrar, na prática, que tem condições de estar no bloco, pois essa conduta com os cidadãos de Roraima e do Amazonas que vão para lá é incompatível com as regras do Mercosul e de qualquer democracia".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: