Para deputado, números contradizem explicações de ministro

Da Redação | 12/01/2012, 20h26

Para o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), as explicações do ministro da Integração, Fernando Bezerra, não encontram eco nos números e iniciativas do governo. Desde 2004, cresceram de forma exponencial todos os recursos destinados à reparação em casos de desastres ambientais, enquanto as verbas destinadas à prevenção declinaram, afirmou citando estudo da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Em resposta ao deputado, Fernando Bezerra disse que há pleitos, como recapeamento de ruas, que não se caracterizam como ações da Defesa Civil, o que impede o ministério de fazer seu enquadramento como obras de prevenção.

O ministro explicou ainda que obras de macrodrenagem estão alocadas no Ministério das Cidades, e não na Integração Nacional, que se concentra em projetos de erosão marinha e fluvial.

No ano passado, disse o ministro, o governo gastou mais de R$ 1,1 bilhão em obras em todo o Brasil, sendo São Paulo o estado mais contemplado, com projetos de macrodrenagem, contenção de cheias, proteção de morros e regularização fundiária e urbana, entre outros.

Já o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) manifestou apoio pela forma com que Fernando Bezerra Coelho conduz o Ministério da Integração. Segundo ele, a ação do ministro não pode ser inibida por esses episódios, pois a mídia do Sudeste reage sempre que o Nordeste é contemplado. O deputado defendeu a liberação de mais recursos para atender estados nordestinos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: