Vanessa Grazziotin assinala avanços nas políticas de gênero

Da Redação | 13/12/2011, 15h54


Ao registrar a realização da 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, iniciada nesta segunda-feira (12) em Brasília, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) salientou o avanço de políticas públicas voltadas para as mulheres nos últimos anos, a exemplo da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que, informou a parlamentar, prometeu atender a principal reivindicação das três mil mulheres presentes: a construção de creches na rede pública.

- Grande parte dos estados levanta como questões fundamentais a criação de mais creches, a formalização do trabalho, ampliação da licença maternidade e a garantia de construção de mais creches. Sensível a isso, a presidente lançou um plano. Aprovamos aqui medida provisória transformada em lei, que prevê uma parceria entre governo federal e governos estaduais para construção de creches no Brasil inteiro - assinalou.

Simbolismo

Vanessa Grazziotin ressaltou a "grandiosidade" do evento que visa aprimorar, segundo ela, o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, por ser "a primeira conferência, no primeiro ano de governo, da primeira mulher eleita presidente do país". A presença de Dilma Rousseff no evento marcou, segundo a senadora, sua disposição de manter a Secretaria de Políticas para as Mulheres, ao contrário do que vem sendo divulgado pela imprensa, de que, com a reforma ministerial em janeiro, a secretaria seria extinta.

-[A presidente] disse que trabalha muito para que possa transformar os sonhos das crianças, dos meninos e das meninas numa realidade. Porque quem que não passa pela infância e não sonha em ser engenheiro, em ser médico, em ser um político. Entretanto, ainda há um distanciamento muito grande entre os sonhos das pessoas e as possibilidades que a sociedade oferece. O Brasil inova nisso - declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: