Especialistas do governo: bons resultados da agricultura brasileira devem continuar

Da Redação | 09/06/2011, 12h56

Matéria atualizada às 15h23

Os bons resultados da agricultura brasileira, com a expectativa de ampliar ainda mais os índices de produtividade com o Plano Safra que está sendo preparado para 2011/2012, foram relatados nesta quinta-feira (9) por representantes do governo que participaram de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O Plano Safra é um conjunto de políticas que o governo federal elabora anualmente em apoio à produção agropecuária brasileira.

O secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, mencionou as principais leis em vigor para o setor agrícola e falou das atuais fontes de recursos do crédito rural para justificar o aumento gradativo do financiamento concedido a vários setores da agricultura nos últimos dez anos. Somente para agricultura familiar, segundo ele, o financiamento do Plano Safra, que foi de R$ 3,38 bilhões em 1999/2000, chegou a R$ 16 bilhões em 2010/2011.

- E queremos que cresça ainda mais - afirmou.

O vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, o ex-senador Osmar Dias, destacou que os bons números da agricultura brasileira se dão não somente pelo aumento da área produzida, mas principalmente pelo uso da tecnologia.

- Se estivéssemos plantando hoje com o mesmo índice de produtividade que tínhamos em 1990, teríamos avançado sobre nossas florestas, com certeza. Não houve isso porque a tecnologia proporcionou esse acréscimo de produtividade - explicou.

Assistência Técnica

Aumentar a capacidade de investimento para a produção de alimentos pela agricultura familiar e ampliar cada vez mais o programa de assistência técnica e extensão rural às famílias que recebem crédito rural são os dois grandes desafios do Ministério do Desenvolvimento Agrário, segundo o secretário nacional de Agricultura Familiar do órgão, Laudemir André Muller.

- Não faz sentido termos crédito se junto não houver acompanhamento técnico destas famílias, para que o crédito seja bem aplicado e gere capacidade econômica para seu pagamento - destacou o representante do MDA.

O secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional (MI), Jenner Guimarães do Rego, destacou que o esforço que vem sendo feito pelo governo para ampliar e tornar mais simples a concessão de crédito rural em todo o Brasil "vai facilitar não só o trabalho das agências rurais, como também as linhas de crédito disponíveis ao produtor".

Para ampliar mais ainda os bons resultados da agricultura brasileira, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, sugeriu que governo, agricultores e lideranças sindicais e políticas se unam para fazer ajustes no modelo de gestão agrícola.

- E esse ajuste passa pela construção de uma política agrícola plurianual - afirmou, ao lembrar vários problemas existentes, como a elevação do custo dos insumos para o setor, bem como o descompasso entre compra e capacidade de entrega de máquinas para agricultores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: