Rodrigo Rollemberg ressalta papel estabilizador do Senado na política brasileira

Da Redação | 05/05/2011, 16h55

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) ressaltou, durante homenagem aos 185 anos do Senado, a importância da Casa como "instância estabilizadora" da política brasileira. Para o senador, coube ao Senado buscar soluções para os mais diversos tipos de conflito na história do país, desde neutralizar revoltas separatistas à época da independência, passando pela discussão abolicionista que culminou com a Lei Áurea, até a transição do regime militar ao regime democrático na década de 80.

- Não há um acontecimento importante na História política brasileira que não tenha contado com a participação do Senado, muitas vezes como protagonista - afirmou o senador.

Rodrigo Rollemberg registrou também o papel de políticos que marcaram a existência do Senado, como Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Franco Montoro, Petrônio Portela, Mário Covas, Tancredo Neves, Nélson Carneiro, Josaphat Marinho, Jamil Haddad, Darcy Ribeiro e Jefferson Peres. Ele também mencionou o presidente do Senado, José Sarney, e o senador gaúcho Pedro Simon (PMDB).

- Reitero minha convicção de que o atual Senado saberá honrar o que de melhor recebeu como herança de uma trajetória quase bicentenária. Para tanto, terá de demonstrar disposição, coragem para enfrentar desafios, sensibilidade para auscultar o povo e determinação para debater temas controversos -, declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: