Marta Suplicy diz que senadores devem zelar pela grandeza do Senado

Da Redação | 05/05/2011, 15h06


Em sessão comemorativa dos 185 anos do Senado Federal, nesta quinta-feira (5), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse que a voz "altiva e serena" do Senado sempre se fez ouvir pela população. Para ela, o povo brasileiro sempre pode esperar da casa uma postura alinhada com os interesses do país e da federação.

- O que celebramos hoje, aqui e agora, é a grandeza da nossa própria Casa, uma grandeza que é atestada pela história e de cuja continuidade todos somos guardiões.

A senadora retomou momentos da história, quando, nos mais diversos povos e tribos, as decisões e discussões mais importantes eram delegadas aos conselhos de anciãos. A senadora também tratou da Constituição outorgada em 1824 no Brasil, que criou o Senado.

Marta Suplicy também lembrou a missão conferida à casa pela Constituição de 1988. O Senado representa os estados e o Distrito Federal e reúne, independentemente de população, extensão territorial ou poder econômico, três representantes por unidade da Federação.

- Evita-se, dessa forma, que os interesses dos estados mais ricos e mais populosos, embora legítimos, sufoquem as também legítimas aspirações dos estados menos influentes - explicou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: