Líder do PT vê avanço em mínimo de R$ 545

Da Redação | 23/02/2011, 18h33


O líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), disse nesta quarta-feira (23) que o salário mínimo teve um papel fundamental na política de transferência de renda realizada pelo ex-presidente Lula e na construção de um mercado interno que amenizou os efeitos da crise internacional. Para ele, a proposta do governo de um salário mínimo de R$ 545 é um "avanço importante".

- A partir de 2003, mesmo sem uma regra definida, o governo do presidente Lula, a cada ano que se passou, garantiu reajustes para o salário mínimo acima da inflação. E ao longo desse período, os trabalhadores representados pelas suas centrais sindicais reconheceram essa boa intenção - afirmou.

Humberto Costa assinalou que as centrais pediam uma política permanente, que garantisse ganhos crescentes e permanentes para o salário mínimo. Ele lembrou que em 2005 foi criada uma comissão formada por governo, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas e empresários, que formulou um protocolo de intenções entre o governo federal e seis centrais sindicais estabelecendo as regras para o reajuste anual do salário mínimo em janeiro.

- Essa política foi correta e vitoriosa. Nós sabemos que seria importante se pudéssemos hoje estar dando um reajuste maior. Sabemos que os trabalhadores têm defasagens salariais históricas que não serão solucionadas em uma década ou até mais de uma década. É resultado de um processo secular de exploração e de opressão da classe trabalhadora - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: