Senado divulga nomes das vencedoras do Diploma Bertha Lutz

Da Redação | 14/12/2010, 19h09

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz , prêmio instituído pelo Senado Federal para agraciar mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no país, escolheu nesta terça-feira (14) as cinco premiadas deste ano.

Escolhidas entre 14 indicadas, as vencedoras da edição 2010 do prêmio são Maria Liége, Chloris Casagrande, Maria José Silva, Maria Ruth Barreto e Carmen Helena Foro.

Baiana, Maria Liége é militante feminista desde a década de 70 e atualmente participa da Federação Democrática Internacional de Mulheres. A paranaense Chloris Casagrande é pedagoga e ex-membro do Conselho de Educação do Estado do Paraná. Autora de várias publicações, Chloris atualmente é presidente da Academia Paranaense de Letras. Maria José da Silva é piauiense e trabalha com coleta seletiva, incentivando as cooperativas formadas por mulheres catadoras de materiais recicláveis.

A psicopedagoga Maria Ruth Barreto é natural do Ceará e foi a primeira presa política do estado quando da instalação do regime militar. Carmen Helena Foro é natural do Pará e trabalha como coordenadora de movimentos sindicais. Atualmente é secretária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O Diploma Bertha Lutz foi instituído pela Mesa do Senado em 2001. Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo no dia 2 de agosto de 1894. Ela era filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do médico Adolfo Lutz. Tornou-se líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras por ter sido a responsável pela aprovação da legislação que lhes permitiu votar e serem votadas nos cargos eletivos.

A solenidade de premiação será realizada no Plenário do Senado em março de 2011, durante as comemorações ao Dia Internacional da Mulher.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: