Mario Couto acusa PT no Pará de eleger deputados com desvio do seguro-defeso

Da Redação | 23/11/2010, 15h58


Sem citar nomes, o senador Mario Couto (PSDB-PA) acusou o PT de eleger deputados estaduais e federais no Pará com o desvio de recursos do seguro-defeso. Esse benefício é concedido aos pescadores artesanais para compensá-los pelos períodos em que se proíbe a pesca de determinadas espécies de peixe.

- Não existe controle [sobre a concessão do seguro-defeso]. Não existe fiscalização - declarou o senador nesta terça (23), durante discurso em Plenário.

Mario Couto disse que, devido a esses desvios, há um município no Pará com 20 mil habitantes onde 90% da população recebe o seguro-defeso. Nessa localidade, ressaltou, "aquele que nunca foi para o mar, que nunca pegou num anzol, que nunca pegou numa linha de pescar nem sabe o que é pesca, também ganha o benefício".

- Ora, se uma cidade tem 20 mil eleitores e eu pago a todos eles, quem não vai votar em quem dá dinheiro? - questionou ele.

O senador concluiu seu discurso afirmando que vai "dar os nomes" dos que recebem irregularmente o seguro-defeso. Ele também elogiou o deputado federal recém-eleito Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que após a eleição foi condenado por supostas irregularidades cometidas durante as investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Segundo Mario Couto, "não querem que Protógenes assuma [o mandato de deputado], porque senão ele irá à tribuna dizer os nomes dos corruptos deste país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: