Senadores elogiam reportagem premiada da Rádio Senado sobre drama de imigrantes bolivianos em São Paulo

Da Redação | 29/10/2010, 13h40

Matéria alterada em 29/10/2010 às 16h25

Os senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT) cumprimentaram a Rádio Senado por ter recebido o prêmio FIP Periodismo para la Tolerância, na categoria rádio, concedido pela Federação Internacional de Jornalismo para a América Latina. A matéria premiada foi "Escravos da esperança - a saga dos bolivianos em São Paulo", dos jornalistas Celso Cavalcanti e George Cardim. Geraldo Mesquita informou que a cerimônia de premiação será no próximo dia 4 de novembro em Santo Domingos, capital da República Dominicana.

O trabalho retrata a difícil situação dos cerca de 200 mil bolivianos que sobrevivem na cidade de São Paulo. Muitos desses bolivianos, que deixaram seu país para fugir da miséria, são vítimas de falsas promessas e encontram poucas perspectivas no Brasil. A reportagem informa que empresários brasileiros exploram os trabalhadores como mão de obra barata, sem direito a nenhuma proteção da legislação trabalhista. Os repórteres foram à Bolívia, passaram por Mato Grosso e chegaram a São Paulo, cumprindo a rota seguida por esses trabalhadores.

De acordo com Mesquita, a reportagem disputou o prêmio com dezenas de trabalhos de vários países da América Latina.

- Eu queria aqui, e tenho certeza absoluta que falo tanto em nome da senadora Serys e do senador Simon, parabenizar os profissionais da Rádio Senado e a própria emissora por sua atuação. Eu sou testemunha, todos somos testemunhas, da atuação competente, séria e dedicada desses profissionais. Por vezes, estamos em casa, cedo, pela manhã, e eles ligam na tentativa de colher de nós, parlamentares, comentários acerca de algum fato. Eu acho isso muito interessante.

O senador contou ainda que a Rádio Senado também teve duas outras reportagens como finalistas na 12ª edição do Prêmio Imprensa Embratel: "Quando a sombra cai", de Sérgio Vieira, e "Os exilados da doença", de Larissa Bortoni e Rodrigo Resende. Ele também mencionou uma terceira reportagem que foi destaque no Prêmio Imprensa Embratel, esta transmitida pela Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz do Sul (RS), intitulada "Sistemas paralelos de adoções ilegais esconde comércio de bebês", do jornalista José Renato Ribeiro.

Em aparte a Geraldo Mesquita, Serys saudou os premiados e todo o setor de Comunicação do Senado. Na opinião dela, este é um setor da Casa que mostra sua capacidade de desempenhar um trabalho com competência técnica e compromisso político.

- Aquele compromisso político de que eu falo sempre e que não é partidário. É com a causa que eles trabalham. São profissionais de grande competência. E o Senado, através da área de comunicação, está de parabéns. Em nome desses dois repórteres, eu gostaria de saudar toda a comunicação do nosso Senado, porque não é um trabalho de um ou de outro, é o trabalho de todos que faz com que a Comunicação do Senado mostre a sua competência. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: