Rádio Senado é finalista em dose dupla do Prêmio Imprensa Embratel

Da Redação | 27/10/2010, 19h55

Duas das três reportagens finalistas na categoria rádio da 12ª edição do Prêmio Imprensa Embratel são da Rádio Senado: "Quando a sombra cai", de Sérgio Vieira, e "Os exilados da doença", de Larissa Bortoni e Rodrigo Resende. O outro trabalho finalista é "Sistema paralelo de adoções ilegais esconde comércio de bebês", de José Renato Ribeiro, da Rádio Gazeta AM, de Santa Cruz do Sul (RS).

"Quando a sombra cai" apresentou uma ampla discussão sobre a prática da tortura no Brasil por agentes públicos e foi ao ar em dezembro do ano passado, em homenagem ao Dia Mundial dos Direitos Humanos. A reportagem contou a história da tortura desde a época do Império, quando índios e negros eram condenados à pena de morte por açoites, passando pela ditadura militar e até os dias atuais.

"Os exilados da doença", reportagem apresentada em maio passado, destacou a política de isolamento adotada pelo Brasil no século passado para o tratamento da hanseníase. Por mais de 60 anos, os doentes foram obrigados a viver longe da família, internados em hospitais colônias. A equipe da Rádio Senado visitou a colônia Santa Isabel, no município de Betim (MG), e conversou com ex-pacientes.

O Prêmio Imprensa Embratel é um dos mais importantes do jornalismo brasileiro e na edição deste ano recebeu 1.023 trabalhos, em 17 categorias. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de novembro, em cerimônia no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Além desta dupla indicação para finalistas do Prêmio Embratel, em 2010 a Rádio Senado também foi finalista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com a reportagem "Infância roubada - O drama das pequenas empregadas doméstica", do jornalista Adriano Faria. A Rádio Senado também foi uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, com a reportagem "O povo cigano no Brasil".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: