Geraldo Mesquita elogia Aécio e cobra candidatura do PMDB à Presidência

Da Redação | 18/12/2009, 12h41

Um dia após o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciar que está fora da corrida para a sucessão presidencial, o senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) declarou que gostaria de ver o PMDB determinado a ter um candidato à Presidência da República e um de seus líderes agindo com esse desprendimento. Em discurso no plenário, na manhã desta sexta-feira (17), Geraldo Mesquita afirmou "ter inveja" da forma como o PSDB vem conduzindo a articulação em torno das eleições.

- Eu gostaria que o PMDB estivesse determinado a ter uma candidatura presidencial e que um de seus grandes líderes estivesse abrindo nome da condição de pré-candidato em função da construção coletiva de uma candidatura que tenha como base a unidade do partido, a determinação de concorrer e, quem sabe, vencer as próximas eleições - afirmou o senador acreano.

Geraldo Mesquita lamentou que, até agora, o PMDB persevere em não ser reconhecido como uma oposição de destaque dentro do cenário político nacional. No entender do parlamentar, somente uma candidatura nacional permitirá ao PMDB participar de um grande debate nacional acerca de questões caras ao eleitor brasileiro.

Na opinião de Geraldo Mesquita, um partido com a história do PMDB dizer à população que abre mão da possibilidade de lançar uma candidatura nacional à sucessão presidencial, mas que está propenso a aceitar a condição de vice-presidente, é algo difícil de aceitar.

- Para mim, confesso, é algo que não consigo engolir, é algo que não consigo assimilar, é algo que não consigo administrar politicamente. Para mim, diria até que é algo inadmissível. E esse fato ocorrido nas hostes do PSDB me traz um sentimento assim, olha, até de inveja, até de inveja.

O senador também anunciou que só existe uma possibilidade de, na sucessão presidencial, ele não trabalhar pela unidade das oposições que, em sua avaliação, se aglutinarão em torno da candidatura do governador de São Paulo, José Serra.

- Essa possibilidade é o próprio PMDB, para alegria de milhões de peemedebistas, lançar uma candidatura própria a presidente da República.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: