Senadores defendem recuperação de salários dos idosos

Da Redação | 15/10/2009, 15h56

Em pronunciamento na sessão solene em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso e ao 24º aniversário da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Mão Santa (PSC-PI) afirmaram que é preciso resgatar a dignidade dos aposentados e pensionistas. Ambos defenderam a aprovação das propostas em tramitação no Congresso que acabam com o fator previdenciário e recuperam a defasagem salarial de aposentadorias.

Flexa Ribeiro afirmou que é preciso conscientizar a população e principalmente o Governo da importância da valorização das pessoas da terceira idade. O Estado, segundo explicou, tem a obrigação de adequar suas políticas públicas para contemplar as necessidades dos idosos, a começar pela recuperação do Sistema Único de Saúde e do valor das aposentadorias e pensões, defasado ao longo dos últimos anos.

- A maior homenagem que poderíamos prestar ao aposentado e ao pensionista é concluirmos a votação desses dois projetos do senador Paulo Paim (PT/RS), que visam a resgatar o direito fundamental de o valor da aposentadoria ser compatível com o que o salário tinha na ativa - afirmou Flexa.

Já Mão Santa disse que se sente envergonhado porque o Congresso não derrubou o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto que corrigia em 16% as perdas salariais dos idosos.

- Lula roubou os velhinhos aposentados. No Legislativo e no Poder Judiciário é preciso aprender que justiça tardia é injustiça manifesta e é isso que estamos fazendo - disse o senador pelo Piauí.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: