João Pedro cobra da Embratel universalização de atendimento

Da Redação | 07/10/2009, 15h44

Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (7), o senador João Pedro (PT-AM) cobrou da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) a universalização do fornecimento de serviços de telecomunicações, especialmente na região amazônica.

Quando a empresa foi privatizada, em 1998, conforme lembrou João Pedro, assumiu o compromisso de ofertar serviços de comunicação em todo o Brasil. Segundo ele, no entanto, grande parte dos povos amazônicos ainda está isolada.

- Precisamos superar essa distância, esse fosso social. Não podemos conceber, em pleno século 21, que comunidades, brasileiros, homens, mulheres, trabalhadores, jovens, professores, comerciantes fiquem isolados - disse o senador.

João Pedro chamou a atenção para a relevância da superação do isolamento na Amazônia e disse esperar que a Embratel, "como empresa que tem um papel de liderança aqui Brasil", possa cumprir esse compromisso.

BR-319

João Pedro defendeu ainda a recuperação da BR-319, rodovia que liga Porto Velho a Manaus. Inaugurada em 1973, disse o senador, a obra foi feita sem uma base adequada de cascalho, tornando-se intransponível poucos anos após a inauguração.

O senador frisou que a BR-319 é uma estrada estratégica para a região e disse esperar que os Ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possam superar os impedimentos para a recuperação da via.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: