Quintanilha defende reinserção social dos idosos

Da Redação | 11/09/2009, 15h10

Em discurso nesta sexta-feira (11), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) registrou que o Brasil "já ultrapassou a casa dos 23 milhões de pessoas envelhecidas" e lamentou que os idosos ainda sofram muito com o descumprimento das leis e com agressões das quais são vítimas dentro de casa. Ele defendeu a reinserção social e no mercado de trabalho desse segmento da população e sugeriu ainda que as universidades invistam mais na formação de gerontólogos e geriatras.

Quintanilha lembrou que o Senado tem uma subcomissão permanente do idoso e disse que o país possui as melhores leis do mundo para proteger os idosos, entre as quais o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e a que institui a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94). Ele disse também que o aumento da população idosa no Brasil é motivo de alegria.

- Podemos constatar que as pessoas estão ultrapassando a barreira dos 60 anos com saúde, qualidade de vida e dispostas a continuar contribuindo com a sociedade com o seu trabalho, sua experiência, sua prudência.

Quintanilha homenageou "as pessoas que ultrapassaram os 60 anos", lembrando que no próximo dia 1º serão comemorados o dia nacional e o dia internacional do idoso.

Copa

Em outro trecho do pronunciamento, o senador registrou que, por iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, está sendo realizado ciclo de debates nas Assembleias Legislativas dos estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014. A ideia é tratar de temas como a capacitação do pessoal que receberá e atenderá os turistas, os problemas enfrentados pela aviação regional e a melhoria da infraestrutura das cidades em que haverá jogos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: