Alvaro Dias diz que PSDB vai "até o fim" para levar a julgamento os denunciados, mas defendeu um basta à crise

Da Redação | 07/08/2009, 11h45

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que seu partido "irá até o fim" em relação às representações apresentadas até agora perante o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra o presidente da Casa, José Sarney, recorrendo no âmbito do próprio colegiado, e, caso derrotado, ao Plenário da Casa. Quanto a novas representações, em razão de debates acalorados no Plenário nesta quinta-feira (6), ele disse que o PSDB precisa avaliar a conveniência de apresentá-las, o que deverá ser feito na reunião habitual de terças-feiras, mas adiantou que todos estão cansados e que é preciso dar um basta à crise.

- Eu creio que isso achincalha a instituição. Nós precisamos dar um basta nisso. O Senado é instituição tão importante para a democracia que não pode ser achincalhado dessa forma. Acho que devemos ser duros no confronto, estabelecer sempre o contraditório, mas manter o nível elevado. Isso é parte da educação do Parlamento brasileiro e uma exigência da sociedade - argumentou o senador.

Alvaro Dias reforçou ser preciso levar a julgamento as pessoas denunciadas, sem colocar "panos quentes" nas denúncias para acabar com a crise.

- A impunidade não pode prevalecer. Nós temos os instrumentos adequados para o julgamento que é o Conselho de Ética e depois o Plenário. Extrapolar essa esfera é comprometer o nosso objetivo que é legislar - afirmou ainda o senador.

Para ele, o presidente da República, Luiz Inácio Lula Silva, é o principal responsável pela crise do Senado, em razão da sustentação política para que Sarney permanecesse no cargo de presidente da Casa, o que, em sua avaliação, agravou a situação. Apesar de criticar o fato de Lula ter "interferido indevidamente" antes, Alvaro Dias cobrou posicionamento do presidente neste momento em relação ao comportamento que considera "indevido" de seus aliados políticos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: