Duque: vou esperar 15 minutos por quórum

Da Redação | 03/06/2009, 17h47

O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) afirmou em entrevista nesta quarta-feira (3) que esperará 15 minutos, "talvez meia hora", por quórum na reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, marcada para esta quinta-feira (4), às 11h. O senador é o responsável pela instalação da comissão por ser o mais idoso do CPI. Na primeira data marcada para a instalação, na última terça-feira (2), ele aguardou apenas 15 minutos antes de cancelar a reunião em que seriam eleitos presidente e vice do colegiado e indicado o relator.

- Quinze para as 11h chegarei lá, assumirei a presidência e esperarei meus ilustres companheiros por 15 minutos... talvez mais 15 - afirmou.

Duque disse que "pode ser que tenha, pode ser que não tenha quórum" (número suficiente de senadores para iniciar os trabalhos) e que o impasse que fez com que não houvesse senadores governistas na reunião anterior foi a troca do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) como relator na CPI das ONGs.

Paulo Duque negou que esteja sentido a "pressão da CPI". Nesta quarta (3), o senador esteve no serviço médico próximo ao Plenário. Ele garantiu que foi apenas a uma visita a um médico amigo. Ele considerou a polêmica em torno da instalação algo normal do Parlamento.

- Ninguém tem muita pressa nem muito vagar em instalar a CPI. Cada um quer cumprir a sua parte e a minha agora é instalar a comissão - afirmou.

Ao ser perguntado se aceitaria presidir a comissão em definitivo disse que seria um caso a pensar, mas que "dá muito trabalho" e, como tem problemas de família que o obrigam a ir com frequência ao Rio de Janeiro, teme assumir o compromisso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: