Paulo Duque cancela reunião de instalação da CPI

Da Redação | 02/06/2009, 16h15

Após uma espera de menos de 15 minutos, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) informou à imprensa presente na sala onde seria instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras que a reunião não ocorreria. O parlamentar disse que não havia senadores suficientes na sala para fazer a instalação.

A reunião estava agendada para as 14h desta terça-feira (2) e às 14h13 apenas Paulo Duque e o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) estavam presentes. A comissão tem 11 membros, sendo apenas três da oposição. O senador pelo Rio de Janeiro, que presidiria a reunião por ser o senador mais idoso do colegiado, afirmou que aguardará comunicação dos líderes para marcar nova reunião de instalação da comissão.

Questionado pela imprensa se não poderia esperar um pouco mais, Paulo Duque afirmou que não queria esperar mais. O senador afirmou que uma nova reunião de instalação poderá ser agendada ainda nesta terça-feira ou "talvez amanhã".

O senador Antonio Carlos Júnior ficou surpreso com o ocorrido e afirmou que a CPI começou "bem mal". Para o parlamentar, o que ocorreu foi uma "manobra de baixo nível e inadmissível" do governo para obstruir a comissão. "Querem avacalhar a CPI no primeiro dia", afirmou. Antonio Carlos Júnior também acha que pode ter sido uma estratégia do governo para ganhar tempo, uma vez que não há entendimento na base governista para decidir quem comandará a CPI.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) acredita que o ocorrido demonstra que o governo e a base de apoio "não querem investigar nada". Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou que a CPI é um direito da minoria e garantiu que será instalada. Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que a oposição obstruirá todas as votações até que a comissão seja instalada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: