Ex-senador Chagas Rodrigues morre em Brasília aos 86 anos

Da Redação | 08/02/2009, 11h26

Morreu neste sábado (7), em Brasília, de parada cardiorrespiratória, o ex-senador piauiense Francisco das Chagas Caldas Rodrigues. O velório foi marcado para as 14h do domingo (8), no templo 1 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, e o enterro, às 17h.

Chagas Rodrigues, 86 anos, era viúvo, e deixa quatro filhos. Ele havia sofrido vários AVCs (acidente vascular cerebral) e morreu durante cirurgia no hospital Santa Lúcia, conforme informações dos familiares.

O ex-senador atuou também como deputado federal em vários mandatos e foi governador do Piauí entre 1959 e 1962. Segundo informações da mídia do estado, o governador do Piauí Wellington Dias irá decretar luto oficial no estado por três dias.

Chagas Rodrigues, que era filiado ao PMDB, foi vice-presidente do Senado e seu último mandato eletivo foi exercido entre 1987 e 1995.

Em entrevista à Rádio Senado, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) destacou a conduta do ex-parlamentar pelo seu estado.

- Chagas Rodrigues foi um renovador, governador do estado aos 36 anos, foi o governador mais jovem da história do Piauí, e, além de um bom administrador, foi um extraordinário político, tendo sido vice-líder do seu partido, o PTB, e depois se afastando da vida pública por causa da cassação. Retornou como senador e desempenhou brilhantemente o seu papel no Senado da República. Era um homem de idéias marcantes e, acima de tudo, um grande tribuno. O Senado Federal tem, na presença de Chagas Rodrigues, uma marca indelével, e nós, piauienses, amanhecemos empobrecidos com a perda desse grande e extraordinário político que o Piauí mandou ao cenário brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: