Observadores eleitorais do Mercosul na Bolívia elogiam transparência em referendo

Da Redação | 26/01/2009, 14h33

Em nota divulgada nesta segunda-feira (26), a presidência do Parlamento do Mercosul e a presidência da Comissão de Representantes Permanentes, encarregada de coordenar a Missão de Observadores do Mercosul à Bolívia, felicitam o povo do país "pela extraordinária jornada de transparência democrática que teve lugar hoje [25] durante a celebração do Referendo Constitucional 2009 [sobre a nova Constituição] em todo o território da República da Bolívia".

Segundo o comunicado, foram presenciadas eleições exemplares: "Verificamos o rigor dos bolivianos para cumprir com seus deveres no momento de votar e o rigor das autoridades para preservar o sigilo. Também comprovamos o acatamento das regras no momento da apuração".

O texto acrescenta que, como tudo ocorreu dentro da legalidade e da observância às normas eleitorais, não há dúvidas de que os resultados serão respeitados por todos os bolivianos, "desde o presidente Evo Morales a cada um dos cidadãos, em todas as regiões e cantos da querida República da Bolívia".

De acordo com o comunicado, a Missão de Observadores do Mercosul, integrada por legisladores e funcionários dos países membros do bloco, foi criada por expressa solicitação do presidente da Bolívia, Evo Morales, e conduzida pelo presidente do Parlamento do Mercosul, deputado brasileiro Dr.Rosinha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: