Musical apresentado no Senado conta história de Sergipe e do Brasil

Da Redação | 16/12/2008, 19h50

A Academia de Artes Cênicas do Centro de Formação Luz e Vida, de Sergipe, apresentou, nesta terça-feira (16), no Senado Federal, o espetáculo Samba da Esperança. Por meio da dança e do teatro, o musical narra a trajetória da companhia teatral e a história do estado de Sergipe e do Brasil.

O padre Humberto Leeb, missionário austríaco, iniciou em 1997, na região de Porto do Mato, em Sergipe, uma série de projetos sociais com o objetivo de educar os filhos de agricultores e pescadores da região, além de reduzir os altos índices de mortalidade infantil da época.

Ele conta que a preparação para o musical começou em 2004. Antes de chegar a Brasília, a companhia teatral apresentou Samba da Esperança na Áustria e na Alemanha. A intenção, ao vir para a capital do país, conforme explicou o padre Leeb, é sensibilizar os parlamentares para as possibilidades de ascensão daqueles que vivem em situação de miséria.

- Nós enxergamos o talento em muitos deles. Eles só precisavam de uma oportunidade, só precisavam ser lapidados. Esse trabalho não pode acabar - afirmou.

A diretora do Luz e Vida, Geovana de Oliveira Lima, afirma que os trabalhos do centro possibilitam o desenvolvimento das potencialidades artísticas de cada um dos jovens e lembra que, atualmente, muitos ex-alunos auxiliam na execução dos projetos sociais.

- É educar além do convencional. Valorizamos muito o desenvolvimento artístico e criativo de cada um deles. Nós abrimos o caminho para que depois eles sejam capazes de seguir sozinhos - disse.

O musical também será apresentado nesta quarta-feira (17), no auditório do Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi), na Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília.

Ao término do espetáculo, a companhia teatral recebeu os cumprimentos dos senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Almeida Lima (PMDB-SE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: