TV Senado lança coletânea do programa "Quem tem medo da música clássica?"

Da Redação | 02/12/2008, 19h36

A TV Senado lançará, no próximo dia 9, uma coletânea de DVDs com o programa Quem tem medo da música clássica?, veiculado pela emissora e apresentado pelo ex-senador Artur da Távola, falecido em maio deste ano. Foram selecionados doze dos 160 programas produzidos desde 1999. O lançamento da coletânea faz parte da programação do Ano Cultural Artur da Távola, durante o qual foram realizados vários eventos culturais no Senado Federal.

A coletânea está divida em dois kits, cada um com três DVDs. Em cada disco há duas edições do programa, sendo que no primeiro de cada kit há um especial em vídeo com o perfil do ex-senador. A coletânea é acompanhada de uma pesquisa publicada sobre o programa, na qual se registra a última entrevista do ex-senador.

Foram selecionadas obras de compositores como George Gershwin, Ernesto Lecuona, Joaquin Rodrigo, Georges Bizet, Giacomo Puccini, Agustín Barrios Mangoré, Alberto Ginastera, Maurice Ravel, Manuel de Falla, Isac Alberniz, Gerardo Matos Rodríguez e Peter Tchaikovsky.

Idealizado e apresentado pelo ex-senador Artur da Távola, o programa será veiculado até o final deste ano pela TV Senado. Desde o mês de maio, quando faleceu o então senador e apresentador, o programa Quem tem medo da música clássica? é reprisado aos sábados. Em 2006, Artur da Távola recebeu, pela iniciativa, o prêmio Personalidade do Ano, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria Música Erudita.

Como o nome do programa sugere, a intenção é desmitificar a música erudita, pela apresentação, ao telespectador, dos detalhes das composições. Por meio de linguagem simples, descontraída e didática, Artur da Távola buscava discorrer sobre as histórias e fatos que contribuíram para a construção da obra à época de sua elaboração, além de explicar a técnica musical e a apresentação do espetáculo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: