José Nery pede a Garibaldi que PF faça varredura em todos os gabinetes
Da Redação | 09/09/2008, 21h26
O senador José Nery (PSol-PA) informou ao Plenário ter encaminhado ofício ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, solicitando que ele convoque a Polícia Federal para realizar "uma varredura em todos os gabinetes" da Casa para verificar se existe algum telefone "grampeado". Ponderou que a Polícia do Senado só fez varredura nos gabinetes dos senadores citados pela revista Veja e outros órgãos da imprensa como vítimas de escuta ilegal.
Nery relatou que o diretor afastado da Agência Brasileira de Informações (Abin), delegado Paulo Lacerda, contestou na tarde desta terça (9), em depoimento no Congresso, versão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a capacidade dos equipamentos comprados pela agência. Lacerda disse que a Abin não possui equipamentos para escutas telefônicas enquanto o ministro disse o contrário à imprensa, lembrou o senador.
Para José Nery, o Congresso deveria modificar a legislação para punir com mais rigor as escutas ilegais privadas. Informou que pretende apresentar emenda com essa finalidade a um projeto do senador Romeu Tuma (PTB-SP), o qual obriga as empresas de venda de equipamentos de escuta que mantenham obrigatoriamente um cadastro dos compradores.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: