Familiares, amigos e autoridades homenageiam Jefferson Péres em velório

Da Redação | 23/05/2008, 18h18

Familiares, amigos emocionados e autoridades dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de Manaus e do Amazonas prestaram suas últimas homenagens ao senador Jefferson Péres (PDT-AM), 76 anos, que faleceu em sua residência na capital amazonense, no início da manhã desta sexta-feira (23), vítima de infarto fulminante.

O corpo de Jefferson Péres está sendo velado, desde as 14h30 (horário local), no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo estadual. Mais de 500 admiradores e curiosos já passaram pelo velório, além de várias autoridades, como o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB).

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que era amigo pessoal de Jefferson Péres e viajou em sua companhia de Brasília a Manaus na última quarta-feira (21), contou à Agência Senado que, quando soube da notícia, pensou estar sonhando.

- Se o destino foi cruel levando Jefferson Péres, foi generoso deixando-o morrer em Manaus - comentou Arthur Virgílio, muito emocionado.

O líder do PSDB no Senado acrescentou ainda que o colega vai deixar "um buraco enorme" e que "não se faz um Jefferson Péres da noite para o dia".

Já o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), afirmou que, com a morte de Jefferson, a classe política perde "uma grande referência ética".

- Ele fundou um novo estilo de oposição. Uma oposição crítica e severa. O Amazonas sente a dor da perda de um grande conselheiro - sustentou.

A ex-senadora Heloísa Helena, presidente do PSOL, também homenageou o parlamentar.

- Temos a obrigação de honrar a luta ética dele - sentenciou.

O primeiro suplente de Jefferson Péres, Jefferson Praia, que vai assumir a cadeira no Senado, permaneceu no velório durante a tarde e, chorando muito, expressou sua consternação pela morte do amigo.

O senador Jefferson Péres será enterrado neste sábado (24), às 16h, no cemitério São João Batista, em Manaus. Sua vaga no Senado Federal será ocupada pelo primeiro suplente, Jefferson Praia (PDT).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: