Estatuto do Idoso será o próximo título em braile editado pelo Senado

Da Redação | 20/05/2008, 19h52

Durante a entrega de publicações em braile para quatro entidades que prestam apoio a deficientes visuais em Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Feiras de Livro do Senado, Júlio Werner Pedrosa, anunciou que o próximo título a integrar o catálogo braile do Senado será o Estatuto do Idoso. A solenidade ocorreu no Expominas, local onde está sendo realizada a 1ª Bienal do Livro de Minas Gerais.

De acordo com Júlio Pedrosa - que também é diretor-executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) do Senado -, a publicação do Estatuto do Idoso em braile vinha sendo reivindicada nas últimas feiras de livro das quais o Senado participou. Ele destacou a importância de o Senado investir na impressão de títulos na linguagem dos cegos e cobrou a mesma atitude de outros órgãos oficiais.

- Seria bom que outras entidades seguissem o exemplo do Senado, pois os deficientes visuais encontram muitas dificuldades para ter acesso ao conteúdo dos livros, sobretudo os que tratam de legislação. É bem mais fácil encontrar um parente ou amigo que se disponha a ler um livro de literatura ou até mesmo um jornal. Essa mesma disponibilidade não acontece no caso de uma lei ou estatuto - disse Júlio Pedrosa.

O Senado entregou exemplares em braile das Constituições do Brasil e do estado de Minas Gerais, do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Doação de Órgãos. As entidades beneficiadas foram o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), Escola Estadual São Rafael, Biblioteca Pública Luiz de Bessa e Associação de Cegos Louis Braille (ACLB).

O presidente da ACLB, Marcio Neves Penido, elogiou a qualidade da impressão dos livros doados pelo Senado. Ele lembrou que, apesar dos avanços tecnológicos, a única forma de leitura para os deficientes visuais continua sendo o braile. Os títulos recebidos, disse, beneficiarão a cerca de 200 pessoas que freqüentam a biblioteca da instituição que ele preside.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: