Luiz Viana Filho destacou-se na vida cultural e política do Brasil

Da Redação | 26/03/2008, 13h53

Nascido em Paris, mas registrado em Salvador no dia 26 de março de 1908, Luiz Viana Filho destacou-se na vida cultural e política do Brasil. Foi advogado, escritor, professor, historiador e político.

Desde a adolescência, Luiz Viana escrevia em jornais da Bahia, destacando-se no jornal A Tarde. Além de obras jurídicas e de cunho histórico, suas biografias renderam-lhe a denominação de "príncipe dos biógrafos brasileiros".

Luiz Viana também foi membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Letras da Bahia, da Academia de Ciências e Letras de Lisboa, da Academia Internacional de Cultura Portuguesa, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Na política, exerceu vários mandados eletivos e cargos executivos. Além de governador da Bahia de 1967 a 1971, foi deputado federal, ministro, senador e presidente do Senado no período de 1979 a 1981. Seus livros datam de 1932 (O Direito dos Empregados no Comércio) até 1990 (Anísio Teixeira: a polêmica da educação).

Entre os demais livros de sua autoria, destacam-se: O Negro na Bahia; Rui e Nabuco; A Vida de Joaquim Nabuco; Antologia de Rui Barbosa; A Bahia Espoliada; A Vida do Barão do Rio Branco; A Vida de Machado de Assis; Centenário de Aloysio de Carvalho; e Rui Barbosa e os Militares.

Luiz Viana morreu em 1990, no exercício do seu segundo mandato de senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: