Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado

Da Redação | 01/02/2008, 14h21

Temas como a pobreza, a paz e a sobrevivência da língua portuguesa são abordados pelo presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, em entrevista exclusiva à TV Senado que será exibida neste final de semana pela emissora. No programa, o líder timorense defende uma cooperação maior entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como medida para evitar a extinção gradual do idioma Português.

José Ramos Horta, que também é Prêmio Nobel da Paz, analisa na entrevista a situação de miséria vivida em vários países e conclui que "enquanto houver pobreza extrema, não haverá paz". Para ele, os países ricos não estão cumprindo a sua parte no processo de superação da pobreza.

Na entrevista, ainda, o presidente do Timor-Leste sugere um "aprofundamento da cooperação bilateral com o Brasil, especialmente na capacitação de recursos humanos". Informou que seu país tem receitas superiores a um bilhão de dólares anuais oriundos do petróleo e que tem condições de sustentar programas de superação do subdesenvolvimento e da pobreza extrema.

A entrevista será exibida no sábado (2), às 13h30, e no domingo (3), às 19h.

A TV Senado pode ser sintonizada pelos canais 40 UHF (João Pessoa), 43 UHF (Fortaleza), 51 UHF (Brasília), 53 UHF (Salvador), 55 UHF (Recife) e 57 UHF (Manaus); e também nos canais 7 (Net Brasília), 118 (Sky) , 217 (Direct TV) e 17 (TECSAT).

Terena

Uma das lideranças indígenas mais atuantes na luta pela demarcação de terras e outras questões de interesse dos povos indígenas, Marcos Terena também concedeu entrevista exclusiva à TV Senado, que poderá ser assistida neste final de semana. O programa vai ao ar no sábado, às 16h30 e às 21h30, e no domingo, às 11h30 e às 22h.

Representante do grupo Terena do Pantanal Sul-Mato-Grossense, o entrevistado é escritor, piloto de aeronaves e criador do primeiro movimento indígena no Brasil. Idealizou e organizou a Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre território, meio ambiente e desenvolvimento durante a RIO/92. Por sua atuação, Marcos Terena é conhecido como o primeiro índio de toda a história da aviação e o primeiro índio brasileiro a participar de um grupo de trabalho da ONU.

Samba

Neste final de semana, ainda, o programa Conversa de Músico conta com a participação da artista Renata Jambeiro, que em entrevista e interpretações faz uma "viagem" à primeira metade do século 20, expondo a presença da mulher na música brasileira.

Acompanhada por Henrique Neto, no violão de sete cordas, Dudu 7 Cordas, no cavaquinho, e Breno Alves, no pandeiro, Renata Jambeiro interpreta sambas que têm a mulher como tema e fonte de inspiração e ilustram a reação e o comportamento da sociedade da época. São composições de Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Bororó e Lupicínio Rodrigues.

O Conversa de Músico vai ao ar sábado, às 9h30 e às 20h, e no domingo, às 8h e às 20h30.

O samba, ainda, faz parte do programa Espaço Cultural, em entrevista com os músicos Pedro Paulo Malta e Alfredo Del-Penho. Os dois falam sobre o CD "Cachaça dá Samba", de autoria dos dois músicos, e sobre o espetáculo musical "Sassaricando - E o Rio inventou a Marchinha", já apresentado no Rio de Janeiro e em Brasília.

O Espaço Cultural será exibido no sábado, às 24h, e no domingo, às 14h30.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: