Senado lança livro que mostra lado diplomata de Rui Barbosa

Da Redação | 12/12/2007, 20h45

Foi lançado nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado Federal, o lançamento do livro A Raiz das Coisas, Rui Barbosa: O Brasil no Mundo, do embaixador e diplomata Carlos Henrique Cardim.

- Coube a Rui Barbosa fazer a entrada do Brasil na política internacional na Conferência de Haia em 1907 - disse o diplomata. Até então, segundo Cardim, o Brasil tinha uma "atuação forte" no plano externo, porém limitada à América do Sul.

Cardim explicou que o grande mérito de Rui Barbosa na famosa conferência foi propor o princípio da igualdade das nações que seria, dali para frente, incorporado à diplomacia brasileira. Esse princípio está vinculado à igualdade de direitos, acrescentou Cardim.

Outro aspecto destacado no livro, segundo o autor, é o incentivo de Rui Barbosa a que o Brasil abandonasse sua posição de neutralidade e enviasse tropas à Europa para participar da Primeira Guerra Mundial.

Um episódio também importante da atuação de Rui Barbosa em termos de política externa foi a defesa do capitão Alfred Dreyfus, conhecido como Caso Dreyfus, acusado injustamente de traição à França. Na ocasião, segundo Cardim, Rui Barbosa se encontrava exilado em Londres, Inglaterra, e saiu em defesa de Dreyfus antes mesmo de personalidades francesas, como o escritor Émile Zola, se manifestarem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: