Senado aprova indicações de embaixadores na Unesco e no Haiti, Sérvia, Timor-Leste e Guatemala

Da Redação | 05/12/2007, 20h21

O Plenário aprovou a indicação do diplomata Igor Kipman para o cargo de embaixador junto à República do Haiti. Quando a matéria tramitou na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ressaltou, em seu parecer, a importância da presença das tropas de paz das Nações Unidas, lideradas pelo Brasil, na pacificação do país, que enfrentou tempos difíceis durante décadas. O indicado pelo presidente da República recebeu 42 votos favoráveis e três contrários.

Com 40 votos favoráveis, o atual embaixador brasileiro na Sérvia, ministro de segunda classe Dante Coelho de Lima, teve sua indicação aprovada para ocupar cumulativamente o cargo de embaixador junto à República de Montenegro. Quatro senadores votaram contra. O Plenário também aprovou, com 40 votos "sim" e cinco "não", a indicação do nome do ministro de primeira classe Edson Marinho Duarte Monteiro para o cargo de embaixador junto à República Democrática de Timor-Leste.

O ministro de segunda classe Luiz Antonio Fachini Gomes teve sua indicação aprovada por 41 senadores para ocupar o cargo de embaixador da República da Guatemala. Os votos contrários totalizaram quatro. Já o ministro de primeira classe João Carlos de Souza Gomes, indicado pelo presidente da República para ocupar o cargo de delegado permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), teve seu nome aprovado com 37 votos favoráveis e cinco contrários. O cargo tem status de embaixador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: