CRE vota indicações para embaixadas na Grécia e na Venezuela e organizações internacionais

Da Redação | 05/10/2007, 17h54

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta quarta-feira (10), às 10h30, extraordinariamente, para apreciar as mensagens da Presidência da República com indicações para as Embaixadas do Brasil na Grécia e na Venezuela e para a Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).

O ministro de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Affonso Emílio de Alencastro Massot, foi indicado pelo presidente da República para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Grécia. Massot foi embaixador do Brasil na Holanda em 1981; membro do Conselho da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, Holanda, em 1999; representante permanente na Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e na Conferência de Direito Internacional Privado, ambas em Haia, entre 1999 e 2001, e embaixador do Brasil na República Tcheca em 2003.

Para ocupar o cargo de embaixador do Brasil na Venezuela, o presidente da República indicou o ministro de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores, José Ferreira Simões. Simões foi segundo-secretário na Embaixada do Brasil no Chile, e primeiro-secretário da Missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995.

O ministro de primeira classe da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores Raymundo Santos Rocha Magno foi indicado para exercer o cargo de delegado permanente do Brasil na Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), em Montreal, Canadá. Entre outros cargos no exterior foi terceiro-secretário e segundo-secretário na Embaixada do Brasil na Alemanha; segundo-secretário e primeiro-secretário da delegação permanente do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração; e primeiro-secretário na Embaixada do Brasil na Venezuela. Foi também assessor especial da Casa Civil da Presidência da República.

Aviação Civil

A Organização de Aviação Internacional (Oaci), que tem status de agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), é a autoridade internacional que estabelece padrões de orientação e operação da aviação civil internacional. O Brasil tem sido, conforme explicou o relator da mensagem presidencial, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), "extremamente atuante" na Oaci e faz parte do Primeiro Grupo de Conselho desde sua primeira eleição em 1947.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: