CPI debate monitoramento de aeronaves por satélite

Da Redação | 14/06/2007, 17h57

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deverá participar de audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, nesta quarta-feira (20), às 9h, para discutir o controle do tráfego aéreo brasileiro por satélite geoestacionário.

A utilização de satélite geoestacionário para o controle do tráfego aéreo é uma das recentes recomendações feitas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OIAC). A expectativa da entidade com a nova tecnologia é que até 2010 não será mais necessário o uso de equipamentos de navegação aérea em solo, como radares e instrumentos que auxiliam os pilotos de aeronaves nas diversas operações de decolagem e aterrissagem, por exemplo.

No Brasil, atualmente, todas as informações de posicionamento de aeronaves são captadas por um sistema de radares de fabricação francesa. Conforme revelado pela CPI do Apagão Aéreo, tal modalidade de controle de aeronaves apresenta algumas falhas tais como a duplicação de pistas, a emissão de sinais fantasmas, geração de informações imprecisas e ocorrência de pontos cegos na cobertura do território nacional.

Na mesma reunião deverão ser ouvidos ainda o presidente da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Carlos Henrique Moreira, e diretor-presidente da Star One, empresa do sistema Embratel que atua no mercado de comunicação via satélite.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: