Paim participa de manifestações de aposentados em Porto Alegre

Da Redação | 24/01/2007, 17h36

O senador Paulo Paim (PT-SP) participou, na manhã desta quarta-feira (24), das manifestações de protesto organizadas pela Confederação Nacional dos Aposentados (Cobap), sindicatos e entidades vinculadas à categoria. Os aposentados reivindicam o mesmo percentual de reajuste para as aposentadorias dado ao salário mínimo.

Paim considerou o evento um sucesso, que contou, segundo ele, com a participação de cerca de cinco mil idosos. O senador informou que os manifestantes se concentraram em frente à sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e seguiram em caminhada até a chamada Esquina Democrática no centro da cidade.

- Esse não é um momento de comemoração, mas de protesto. Os aposentados estão recebendo, em média, um terço do salário mínimo - disse Paim, para quem a situação da categoria é desesperadora. O objetivo da mobilização, no dia dos aposentados e pensionistas, conforme informou Paim, é sensibilizar o Executivo e o Legislativo para a necessidade de promover uma política de valorização das aposentadorias e pensões.

O parlamentar gaúcho relatou que muitos aposentados o procuraram, durante a manifestação, para dizer que hoje recebem metade do salário de quando estavam ativos.

- Em uma década o aposentado já perdeu 76% do valor do benefício - assegurou Paim.

O senador fez um apelo para que os parlamentares aprovem o projeto de lei de sua autoria (PLS 58/03), que prevê a recuperação do poder de compra desses benefícios e leva em conta, entre outros fatores, o salário recebido pelo beneficiário ao se aposentar. Destacou também a importância da aplicação do Estatuto do Idoso e do debate sobre os prejuízos causados ao trabalhador pelo fator previdenciário, responsável, segundo ele, por uma queda de 40% no valor das aposentadorias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: