Programa 'Inclusão', da TV Senado, ganha Prêmio Imprensa Embratel

Da Redação | 07/12/2006, 17h34

Esta é a sétima vez que o Programa Inclusão, da TV Senado, é premiado. A reportagem "Biblioteca T-Bone" foi a vencedora na Categoria Nacional-Responsabilidade Social na 8ª edição do Prêmio Imprensa Embratel, entregue na noite da última quarta-feira (6) no Canecão, Rio de Janeiro. O programa, comandado pela jornalista Solange Calmon, é voltado para a discussão de temas de cunho social.

O programa da TV Senado concorreu com outras reportagens veiculadas pela TV Bandeirantes, Rádio CBN e Revista Época. Nesta edição, foram inscritos 1.131 trabalhos de 1.306 repórteres, em 17 categorias.

Solange Calmon, apresentadora e diretora do programa, foi a única jornalista a disputar o prêmio com duas reportagens na mesma categoria: "Biblioteca T-Bone" e "Casa Paulo Freire", ambas do programa Educação é um Direito - parte 2, que homenageia Paulo Freire e seu método de alfabetização. Esse prêmio é uma homenagem aos jornalistas brasileiros e foi criado pela Embratel juntamente com o Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Biblioteca T-Bone

A reportagem premiada conta a história de Luiz Amorim, açougueiro de Brasília, DF, que, aos 16 anos tomou gosto pela leitura e passou a emprestar livros a seus clientes. Acabou criando uma biblioteca aberta à comunidade, que conta hoje com 60 mil títulos. O T-Bone continua funcionando como açougue, mas se tornou também uma Casa de Cultura e biblioteca em 2003 e, em 2005, ponto de cultura, com o projeto Comunidade na Biblioteca T-Bone.

Os finalistas das 17 categorias concorreram aos prêmios em dinheiro num total de R$ 166 mil distribuídos a 19 reportagens. Entre os jurados estavam Nacif Elias Sobrinho, correspondente estrangeiro, Zuenir Ventura, jornalista, escritor e colunista de O Globo, e os membros da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier e Cícero Sandroni. A cerimônia de premiação foi encerrada com um show da Velha Guarda da Portela.

Premiações

Em 2005 e 2006, o Programa Inclusão recebeu os seguintes prêmios: Troféu Clara de Assis de Televisão, da CNBB; menção honrosa da Associação brasileira de Psiquiatria e do Laboratório Lilly do Brasil, com o tema "Transtornos Mentais"; Prêmio Internacional do Unicef no concurso Ibero-Americano, por "Educação Inclusiva"; Prêmio IGE de Jornalismo em Educação, por "Educação Inclusiva"; Prêmio "Programa Destaque de Televisão", do Movimento Orgulho Autista do Brasil, com o tema "Autismo: uma porta entreaberta para o mundo"; e Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, por "Hanseníase - um passado presente".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: