Antero Paes: "Alckmin se mostrou mais preparado para dirigir o Brasil"

Da Redação | 09/10/2006, 19h52

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) afirmou da tribuna que o debate entre os candidatos à Presidência da República, neste domingo, pela TV Bandeirantes, mostrou que Geraldo Alckmin "se mostrou mais preparado para dirigir o Brasil". Ele entende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "foi apanhado" na mentira por ter dito em discurso que Alckmin iria privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras.

- É inaceitável que um presidente da República espalhe boatos contra seu adversário. Não há uma linha sobre isso no programa de Geraldo Alckmin. Aliás, se o PT é tão contrário à privatização, porque o seu governo não comprou de volta a Embratel, que foi vendida há pouco tempo por um terço do preço pago na privatização? - questionou o senador.

Antero Paes de Barros disse ainda que Lula "se mostrou despreparado, desinformado" e, "de tão nervoso, acabou partindo para as ironias e a arrogância", não respondendo "a várias perguntas que o brasileiro vem fazendo há tempos". O senador elogiou a Polícia Federal, mas considerou inadmissível que o delegado encarregado de investigar a origem do R$ 1,7 milhão, que seria usado no pagamento de um dossiê contra os tucanos, afirme que só saberá de onde saiu o dinheiro depois do segundo turno das eleições.

- A Polícia Federal é competente, mas não está podendo investigar. O delegado que prendeu dois petistas com o dinheiro do dossiê foi afastado do caso e agora é ameaçado com um processo. A PolíciaFederal é competente, mas não pôde prender Waldomiro Diniz,Delúbio Soares, José Dirceu e Antonio Palocci - observou.

Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou que a Polícia Federal investiga, "mas não tem poderes para prender e punir". Eduardo Suplicy (PT-SP) ponderou que Lula "teve momentos positivos" no debate e que Geraldo Alckmin "não foi verdadeiro" quando insistiu que o Bolsa Família não exige que as crianças freqüentem a escola. Admitiu que isso chegou a ocorrer, mas já foi corrigido.

Já o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) denunciou que o PT da Bahia distribuiu "50 milhões de panfletos" no estado afirmando que o governador Paulo Souto (PFL), adversário do PT, era contra o Bolsa Família, "uma grande mentira". O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) lamentou que, apesar da promessa do presidente Lula, até agora a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) não tenha sido reativada. Antero Paes de Barros disse que Geraldo Alckmin "é a favor da Sudene". Por sua vez, João Batista Motta (PSDB-ES) perguntou: "Por que o PT não reestatizou o sistema de telefonia, já que eles vivem criticando a privatização?"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: