Dossiê contra tucanos e cópia de comprovante de saque já estão com a CPI

Da Redação | 22/09/2006, 19h03

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos sub-relatores da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPI) dos Sanguessugas, recebeu nesta sexta-feira (22) da Polícia Federal (PF) cópia do dossiê montado por Luiz Antonio Vedoin, sócio-proprietário da Planam, com informações e imagens supostamente comprometedoras de políticos do PSDB, entre eles o candidato a governador de São Paulo, José Serra, e o candidato a presidente, Geraldo Alckmin. O dossiê foi negociado com integrantes das campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato a governador de São Paulo, senador Aloizio Mercadante (PT).

Gabeira acompanhou durante toda a tarde, na sede da PF em Brasília, os depoimentos de um dos implicados na negociação do dossiê: o ex-analista de mídia e risco da campanha do PT à Presidência, Jorge Lorenzetti. Juntamente com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), outro sub-relator da CPI, Gabeira recebeu cópia do comprovante de saque bancário feito no Rio de Janeiro e que compôs a maior parte do R$ 1,75 milhão encontrado com o petista Gedimar Passos - supostamente para pagamento do dossiê.

A cópia e um CD lacrado foram entregues à secretaria da CPI e guardados no cofre para exame do material pelo presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), na próxima segunda-feira (25).

Gabeira não quis se pronunciar sobre o conteúdo da documentação, argumentando que se comprometeu com a PF e com a Justiça Federal de Mato Grosso a guardar sigilo, já que as investigações correm em segredo de justiça.

- Não cabe à CPI investigar junto com a Polícia Federal, mas acompanhar as investigações - disse o deputado, observando que se trata de assunto relativo ao objeto das apurações da CPI: Vedoin é considerado o chefe da máfia das ambulâncias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: