De acordo com relatório, Lista de Furnas foi forjada em "maquinação política"

Da Redação | 29/03/2006, 19h13

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios, deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirma em seu relatório final que dois institutos de perícia atestaram a falsidade da chamada Lista de Furnas. Divulgada na Internet e por meios de comunicação em outubro de 2005, a lista apontava desvio de recursos de Furnas Centrais Elétricas que teriam beneficiado 156 parlamentares e 12 partidos políticos, configurando uma suposta prática de "caixa dois" em campanhas eleitorais.

O relatório informa que o suposto autor da lista, Dimas Toledo, ex-diretor de Engenharia da estatal, negou veementemente a autenticidade do documento em depoimento à CPI dos Correios. Além de apontar diversas incongruências na "Lista de Furnas", o relator afirma que o assessor político Nilton Monteiro (que entregou a lista à Polícia Federal) "responde a vários processos por falsificação material de documentos e estelionato".

"Sendo assim, esta CPI entende que não deve emprestar sua credibilidade a atitudes inconseqüentes e dar curso a uma denúncia leviana e que claramente revela maquinação de cunho político pré-concebido", conclui Serraglio.

O relator sugere o indiciamento de Nilton Monteiro e de Luiz Fernando Carceroni, acusado de cumplicidade na elaboração da falsa lista. Serraglio indica o indiciamento nos crimes de calúnia, falsidade de selo ou sinal público e falsidade ideológica. O deputado afirma categoricamente que Nildo forjou a lista "com o claro intuito de caluniar políticos ligados à oposição do governo federal".

"No que tange à chamada Lista de Furnas, restou comprovado que se trata de uma falsificação",resume Serraglio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: