José Jorge envia representação contra o PT ao TSE

Da Redação | 13/12/2005, 00h00

O senador José Jorge (PFL/PE), líder da minoria no Senado Federal, protocolou nesta terça-feira (13), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representação contra o pagamento de contribuição partidária por parte de ocupantes de cargos de confiança no governo federal indicados pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Na ação, o senador pede que o TSE apure as informações publicadas pela imprensa, segundo as quais o presidente do PT, Ricardo Berzoini, teria se reunido com centenas de filiados ocupantes de cargos de confiança, no último 7 de dezembro, para relatar a difícil situação financeira enfrentada pelo partido e cobrar o pagamento de contribuições partidárias.

De acordo com José Jorge, tal prática caracteriza financiamento ilegítimo de partido político com recursos públicos. O senador lembra que, em junho último, o próprio TSE aprovou recomendação contrária à cobrança do chamado "dízimo partidário". O senador pede que o tribunal determine a completa apuração dos fatos e a eventual punição do partido pela prática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: