José Jorge critica entrevista do presidente Lula ao Roda Viva
Da Redação | 08/11/2005, 00h00
Ao avaliar a entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao programa Roda Viva, na segunda-feira (7), o senador José Jorge (PFL-PE) apontou "a arrogância, a insensibilidade e a desinformação" demonstradas pelo entrevistado ao ser questionado sobre os rumos de seu governo e a atual crise política. Além de achar que nada de errado ocorreu no país nos últimos tempos, o presidente Lula não teria, segundo o pefelista, dado sinais de arrependimento nem de ter aprendido com supostos desvios praticados por membros do PT e parlamentares aliados.
- O presidente Lula já está em plena campanha, embora diga que não sabe se será candidato à reeleição, o que demonstra mais uma posição ambígua. É preciso estar atento para eles (o PT) não fazerem em 2006 o que fizeram em 2002 - advertiu.
José Jorge também listou uma série de contradições do presidente Lula na entrevista veiculada na milésima edição do programa da TV Cultura. Sobre "caixa dois", o presidente da República teria admitido essa prática pelo PT apenas nas campanhas municipais de 2002, quando, em viagem à França em julho passado, teria apontado a irregularidade como sistemática no país. O parlamentar contestou ainda a afirmação segundo a qual ele não teria dificultado a abertura de comissões parlamentares de inquérito no Congresso, observando que a oposição teve de ir à Justiça para viabilizar a instalação da CPI dos Bingos.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) considerou positiva e importante declaração do presidente Lula admitindo sentir-se responsável pelo que ocorre no governo. Viu ainda como "um avanço para a democracia brasileira" sua disposição de responder, sem restrições, às perguntas dos jornalistas do Roda Viva.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: