Trabalhos de artista com síndrome de Down ilustram Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Da Redação | 29/09/2005, 00h00

"Mel" é o apelido da artista plástica Melina Pedroso, portadora da Síndrome de Down, cujas pinturas em acrílico foram aproveitadas para a produção do material publicitário para a "Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência", que acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional, entre os dias 17 e 23 de outubro, de 9h às 18horas.

Melina Pedroso, hoje com 22 anos, foi descoberta pela artista plástica Dalva Guimarães que, instintivamente, adivinhou seu talento para pintura em arte primitiva, com a utilização das técnicas de tinta acrílica e textura. Em apenas dois anos e meio de aprendizado, Mel já vendeu 400 telas.

No ano passado, a artista expôs no Senado Federal. Ela foi trazida pelo senador Heráclito Fortes ((PFL-PI) que, ao ter tomado contato com a uma de suas obras expostas no Deck Brasil, no Lago Sul, na capital federal, ficou admirado e manifestou  interesse em conhecê-la.

A semana foi organizada pela Subcomissão da Pessoa com Deficiência - presidida pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) -, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na programação da semana, estão previstos três eventos: a exposição "O Senado e a Pessoa com Deficiência", sobre o trabalho legislativo, a acessibilidade e a inclusão social do portador de deficiência; "O deficiente e o seu talento", com shows de música, teatro e dança, exposições de pintura, artesanato e cerâmica; e o seminário e videoconferência "Acessibilidade - Passaporte para a cidadania", este último, no Interlegis, no dia 19 de outubro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: