Arthur Virgílio diz que Lula perdeu a compostura para tentar eleger Aldo

Da Redação | 28/09/2005, 00h00

Ao revelar que, se fosse deputado federal, teria votado em José Thomaz Nonô para presidir a Câmara dos Deputados, o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) comentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a compostura cívica e fez um "strip tease moral", ao liberar R$ 500 milhões em emendas parlamentares às vésperas da eleição. Na avaliação do senador, a liberação teria como objetivo angariar votos para seu candidato, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

- Aldo, apesar de ser um homem público correto, hoje representa as piores forças, o que há de mais negativo e atrasado no Congresso. A ele estão vinculados todos os que defendem que não haja punição para os deputados flagrados no escândalo do mensalão. Nonô representa a voz da instituição, que está sufocada e que não quer ser confundida com os que malbarataram a coisa pública - comparou Arthur Virgílio.

O senador pelo Amazonas confessou que, se fosse levar em conta a intimidade pessoal, as relações de amizade, teria votado em Aldo Rebelo. Mas por entender que Rebelo é o candidato do deputado José Janene (PP-PR) - acusado de ter recebido o mensalão - e dos que querem que as comissões parlamentares de inquérito em funcionamento no Congresso "terminem em pizza", sua opção seria Thomaz Nonô.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: