Efraim diz que eleição de Aldo Rebelo pode ser "habeas corpus" para Lula

Da Redação | 28/09/2005, 00h00

O senador Efraim Morais afirmou nesta quarta-feira (28) que a vitória do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados significará um habeas corpus preventivo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o senador, a independência do Poder Legislativo corre risco, pois o governo pretende legislar por deputados e senadores.

- A candidatura de Aldo Rebelo é articulada e apoiada pelos parlamentares acusados de envolvimento com o esquema do "mensalão". O governo desmoraliza o Congresso ao prometer cargos e liberar emendas no orçamento para aqueles que apoiarem Rebelo - acusou Efraim.

Efraim Morais também apoiou as reivindicações dos prefeitos, que estão em Brasília buscando soluções para as finanças dos municípios. A principal reivindicação é o aumento, de 22,5% para 23,5%, da parcela da arrecadação da União que compõe o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- Os parlamentares da base são insensíveis com os prefeitos, com os municípios e com os funcionários. Há quem, na hora de votar, que prefere o mensalão do que os direitos dos municípios - criticou o senador, dizendo que há parlamentares que oferecem apoio aos prefeitos, mas, no momento de votar, mudam de opinião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: