Aldo Rebelo é o novo presidente da Câmara

Da Redação | 28/09/2005, 00h00

O deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) é o novo presidente da Câmara. Apoiado pelo governo, ele foi eleito na noite desta quarta-feira (28), após disputa acirrada em segundo turno com o candidato da oposição, o deputado federal José Thomaz Nonô (PFL-AL). Votaram 509 parlamentares. Rebelo recebeu 258votos, contra 243 de Nonô. Houve 6brancos e 2nulos. O novo presidente da Câmara permanecerá no cargo até fevereiro de 2007, quando haverá nova eleição.

Durante debate promovido com os candidatos na terça-feira (27) - e transmitido pela TV Câmara -, Rebelo afirmou que pretende democratizar o acesso dos deputados federais aos mecanismos de discussão da Casa, o que inclui, por exemplo, relatorias de projetos e comissões permanentes.

No discurso que fez pouco antes da votação em segundo turno, ele disse que não iria comentar as acusações sobre a existência de "pressões externas" para beneficiar sua eleição.

- Acredito que todos os votos favoráveis a José Thomaz Nonô foram resultado da livre consciência dos deputados federais. E reivindico o mesmo para mim. Nasci e vivi como homem independente; não preciso dar a esta Casa mais uma prova da minha independência - frisou.

A declaração foi uma resposta à afirmação, feita por Nonô, de que "o perambular de ministros durante as votações na Câmara" seria evidência do "espetáculo de cooptação realizado pelo governo" para eleger Rebelo.

Nonô também havia dito que teria capacidade para "ser um magistrado", ao contrário de Rebelo, pois este já havia integrado o governo como ministro da Coordenação Política.

- Com que independência ele poderia presidir esta Casa? - questionou o candidato da oposição.

Empate no primeiro turno

No primeiro turno, realizado nesta mesma quarta-feira, Aldo Rebelo e José Thomaz Nonô encerraram o pleito com 182 votos cada. O empate foi definido no último momento, quando foi contabilizada a última cédula - cujo voto se destinava a Nonô.

Ciro Nogueira (PP-PI), candidato vinculado ao ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), recebeu 76 votos e ficou em terceiro lugar. Ele foi seguido por Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), com 41 votos, e Alceu Collares (PDT-RS), com 18 votos. Jair Bolsonaro (PP-RJ) não recebeu nenhum. Houve 5 votos em branco e 3 nulos. No total, houve 507 votos no primeiro turno.

O novo presidente da Câmara nasceu em Alagoas e tem 49 anos. Foi eleito deputado federal por quatro vezes seguidas e foi líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara e ministro da Coordenação Política.


Renan diz que eleição de Aldo Rebelo "foi a vitória da serenidade"

 

Arthur Virgílio diz que Lula perdeu a compostura para tentar eleger Aldo

 

Efraim diz que eleição de Aldo Rebelo pode ser "habeas corpus" para Lula

 

Alvaro Dias repudia patrocínio do governo à candidatura de Aldo

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: