Ideli lê documento entregue à CPI dos Bingos

Da Redação | 20/09/2005, 00h00

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) leu em Plenário trechos de uma escritura de declaração, registrada em cartório na cidade de São Paulo, na qual Marcelo Viana, que trabalhou por 15 anos com o doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, relata encontro com o irmão de Toninho, Salvador Claramunt, com o advogado do doleiro, Ricardo Sayeg, e com o jornalista da revista Veja, Policarpo Júnior. O documento foi entregue pelo deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos durante o depoimento de Toninho nesta terça (20).

No documento, Marcelo afirma que Sayeg o pressionou para confirmar algumas acusações feitas pelo doleiro ao Partido dos Trabalhadores (PT). Sayeg e Policarpo teriam acabado de entrevistar Toninho em um presídio. Marcelo é co-réu junto com Toninho em um processo criminal ao qual responde em liberdade. No documento, Marcelo afirma ainda que Sayeg prometeu conseguir a redução de sua pena caso ele colaborasse com o jornalista (neste momento, afirma Marcelo, Policarpo estava em outra sala e não teria participado da conversa).

Mesmo não reafirmando as informações dada por Toninho ao repórter, na escritura Marcelo relata que Sayeg insistiu que ele confirmasse as acusações e até mentisse sobre algumas delas. Marcelo também relata que, ao confirmar que já havia levado, por duas vezes, o equivalente a US$ 5 mil para um homem chamado Marcos no gabinete do então vereador Devanir Ribeiro (PT-SP), Sayeg insistiu que ele confirmasse ao jornalista que a importância teria sido em torno de US$ 50 mil, como dissera Toninho a Policarpo. No documento, Marcelo afirma que se negou a mentir e que Sayeg desistiu e pediu que ele o procurasse depois, o que não teria acontecido, de acordo com as declarações de Marcelo.

- Esta é a forma de operação, ou seja, se constroem ilações e depois se sai a campo tentando construir, comprar, arregimentar quem possa comprovar as ilações feitas. O rapaz tomou uma atitude cidadã, registrou uma declaração pública contando a forma como o advogado de Toninho Barcelona fez propostas indecentes e indecorosas para que lê mentisse confirmando as declarações mentirosas de Toninho - impacientou-se Ideli.

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), apoiou o pronunciamento da colega.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: