Paim pede adoção de medidas em benefício dos idosos

Da Redação | 30/08/2005, 00h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a adoção de política públicas para que o Brasil se ajuste à nova realidade trazida pelo processo irreversível de envelhecimento da população. Para fundamentar seu apelo o senador citou pesquisa da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul sobre a mudança no perfil etário da população gaúcha, assinada pela especialista Maria de Lourdes Teixeira Jardim.

Entre as medidas sugeridas pelo senador estão a criação de programas de melhoria da qualidade de vida dos idosos, a inserção do tema nas instituições de ensino superior e a implantação de cuidados especiais que facilitem a vida dos idosos nas ruas, em casa e na sociedade.

Paulo Paim também defendeu o engajamento da população na luta para que o Estatuto do Idoso, originário de projeto de sua autoria, possa ser cumprido. Entre outras medidas, o estatuto estabelece que a prevenção e a manutenção da saúde do idoso seja feita em unidades geriátricas de referência e também que seja vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: