Lúcia Vânia comenta artigo de cientista político sobre o governo Lula

Da Redação | 14/07/2005, 00h00

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) comentou artigo publicado pelo jornal O Globo em que o professor de ciência política na Escola de Pós-Graduação de Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Octávio Amorim Neto, faz uma avaliação do que considera uma "gravíssima crise" enfrentada pelo governo Lula. Ao longo do artigo, o professor compara os sucessivos presidentes democráticos, que governaram o Brasil entre 1946 e 1964 e entre 1985 e 2005.

- Segundo ele, há uma perigosa realidade: governos de coalizão foram quase sempre sucedidos por presidentes que não conseguiram reunir uma base parlamentar sólida, acabando por não terminar seus mandatos, tendo que entregar seus cargos aos vices. Ao contrário, aqueles presidentes que estiveram à frente de ampla e sólida coalizão de apoio parlamentar, garantiram um governo estável do ponto de vista político - disse a senadora.

Lúcia Vânia disse que torce para que o presidente Lula chegue ao final do seu mandato, mas assinalou que isso vai depender da disposição e da capacidade do presidente de mostrar que não soube de nenhum esquema de corrupção dentro do seu governo. Ele também terá que fazer uma reforma no seu Ministério para sinalizar à Nação que não é tolerante com condutas ilícitas, e recompor sua maioria parlamentar, acrescentou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: