Mercadante nega boicote à CPI dos Bingos

Da Redação | 29/06/2005, 00h00

Ao comentar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará os bingos, ocorrida nesta quarta-feira (29), o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), assegurou que o governo não pretende boicotar a CPI e que todas as denúncias devem ser investigadas.

- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva queria acabar com os bingos, mas a oposição impediu. Talvez, com as investigações da CPI, o Senado chegue à conclusão de que extinguir essas casas de jogos seja o melhor caminho - observou Mercadante.

A CPI dos Bingos, que vai apurar denúncias de utilização das casa de jogos para a lavagem de dinheiro do crime organizado e o possível envolvimento de Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil flagrado negociando propina com um empresário do setor, será presidida pelo senador Efraim Morais (PFL-PB) e terá como vice-presidente Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O presidente da comissão, que pode indicar o relator, ofereceu à base do governo essa indicação.

Durante a reunião que elegeu o presidente da CPI estavam presentes apenas dois senadores da base governista, Paulo Paim (PT-RS) e Magno Malta (PL-ES), este o autor do requerimento que solicitou a sua criação. Paim afirmou que não havia nenhuma orientação para boicotar a reunião e evitar o quórum.

De acordo com Mozarildo Cavalcanti, a CPI deve elaborar um cronograma de trabalhos e deverá requisitar a documentação coletada pela Polícia Federal e pela CPI da Loterj sobre o caso. Essa CPI investigou, no Rio de Janeiro, a gestão de Waldomiro Diniz na presidência da Loteria daquele estado. De acordo com o senador, com esses documentos, as investigações não precisarão partir do zero.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: