Relatório final da CPI do Banestado deve ser lido nesta terça-feira

Da Redação | 13/12/2004, 00h00

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), deverá ler o relatório final da comissão nesta terça-feira (14) às 10h, na sala 2 da Ala senador Nilo Coelho. Se nenhum integrante da CPI pedir vista da matéria, o relatório poderá ser votado em seguida.

Se houver pedido de vista o relatório será votado até o fim da semana. A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), disse que Mentor quer concluir a votação até o dia 15, quando se encerra o período legislativo. O presidente da CPMI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), lembrou que as atividades do Senado deverão ser estendidas até o dia 22, o que facilita a conclusão da votação.

O relatório tem mais de 600 páginas e ia ser apresentado no último dia 9, mas problemas na impressão acabaram determinando o adiamento da publicação. Os três meses de paralisação dos trabalhos da CPI levaram Antero a reconhecer que não há mais tempo para ouvir pessoas que já haviam sido convidadas a depor, como o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, que deporia pela segunda vez. Na lista de depoentes ainda constavam os nomes do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, e do ex-presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb.

A CPI investigou a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem no exterior e empresas com sede no exterior. A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais, em razão de denúncias veiculadas pela imprensa, reveladas pela operação macuco, realizada pela Polícia Federal. Parte das evasões, conforme apurou a CPI, logo no início de seus trabalhos, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e pode envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na CPI.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: