Senado inicia programa em favor do idoso

Da Redação | 25/08/2004, 00h00

O Senado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) celebraram nesta quarta-feira (25) protocolo de intenções com o objetivo de executar o Programa Cidade Amiga da Terceira Idade, destinado a premiar os municípios que desenvolverem políticas públicas para seus idosos, traduzidas em facilidades nas áreas de transporte, lazer, urbanismo, saúde e cultura.

Quase 200 municípios já se manifestaram no site do Senado na Internet, querendo ser avaliados como cidades amigas dos idosos.
A SBGG será responsável pela avaliação das cidades inscritas para receber o diploma Cidade Amiga da Terceira Idade e ao Sesc caberá viabilizar materialmente essa avaliação. O objetivo dos que assinaram o convênio é estabelecer competição entre os municípios na apresentação de programas exemplares para os idosos.

Assinaram o protocolo o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Subcomissão do Idoso, senador Sérgio Cabral, o presidente do Sesc, Antonio de Oliveira Santos, e a presidente da SBGG, Elisa Franco de Assis Costa.  

Na presença da nonagenária viúva do compositor Donga, Vó Maria, do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, e de vários parlamentares, Sarney louvou a experiência que Sérgio Cabral trouxe ao Senado sobre esse assunto. Falou de sua experiência e apostolado em beneficio do idoso, dizendo-se testemunha de sua permanente dedicação, no Plenário ou nas comissões, a  essa causa.  

 Esse convênio é extremamente importante porque vai estimular os municípios a que procurem cada vez distinguir-se no trabalho em benefício do idoso. E nós vamos, através desse conjunto de vontades, ver um programa vitorioso. Em breve estaremos aqui entregando os diplomas aos municípios que se distinguirem nessa causa – afirmou Sarney.

Sérgio Cabral lembrou o trabalho desenvolvido ao longo de 12 anos como deputado estadual em favor dos idosos. E disse que, ao chegar ao Senado, encontrou no presidente Sarney sensibilidade e disposição para dedicar esforços a esse assunto.

 Graças a V. Exa., essa Subcomissão do Idoso, que era temporária, hoje é permanente. Graças a V.Exa., nós temos o Estatuto Nacional do Idoso, que esta Casa, em processo célere, aprovou em 2003, marcando uma nova época nas relações dos direitos humanos no que tange à terceira idade. Sérgio Cabral disse que o protocolo ali assinado é um antigo sonho, um passo fundamental em defesa da vida e daquilo que todos desejam – “viver bem e melhor”.

Premiando os municípios que tratarem bem os idosos, disse ele, o Senado estará induzindo as cidades a cumprirem o estatuto aprovado no ano passado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: