Suplicy quer que Senado aprofunde o debate sobre empresas de telefonia

Da Redação | 26/04/2004, 00h00

Diante dos documentos apreendidos pela polícia na Telefônica, sobre provável formação de cartel da empresa com a Brasil Telecom e a Telemar para a compra da Embratel, e de matérias veiculadas sobre o tema pela Folha de S. Paulo no domingo (25) e nesta segunda-feira (26), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário que vai apresentar requerimento na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (27), para que o Senado possa se posicionar melhor sobre o tema e verificar se realmente houve abuso econômico.

Para o senador, os novos acontecimentos evidenciam a importância de o Senado apurar todos os fatos em torno da venda da Embratel, tema que já foi debatido em duas reuniões da Comissão de Fiscalização e Controle, e outra da Comissão de Assuntos Sociais, com o comparecimento das empresas interessadas no negócio e autoridades. Na opinião de Suplicy, no novo debate por ele sugerido, os senadores devem ouvir representantes da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e questionar que medidas estão sendo tomadas por esses organismos para evitar que os consumidores sejam prejudicados.

Suplicy destacou ainda que, entre os documentos apreendidos e revelados pela Folha, havia um mencionando estratégia para, no futuro, elevar as tarifas cobradas pela Embratel. Pelo acordo secreto, sem a concorrência da Embratel, as teles fixas poderiam reduzir os descontos em vigor e assim aumentar o valor das tarifas cobradas dos consumidores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: